Por Mauricio “Mike” Filho – editor@guiatorpedo.com.br – Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos foi, oficialmente, aberta na quinta-feira, (23). A cerimônia realizada pela Prefeitura e pela Associação Agrícola no Parque Comendador Antônio Carbonari, contou a presença de diversas autoridades do estado.
Estiveram presentes à cerimônia: Gustavo Martinelli, prefeito de Jundiaí, Ricardo Benassi, vice-prefeito de Jundiaí, além de diversos prefeitos das cidades da Região Metropolitana de Jundiaí, entre eles Adeildo Nogueira, prefeito de Campo Limpo Paulista-SP (que já se destaca como uma provável liderança regional) e Região Metropolitana de Campinas.
Representantes do Governo do Estado também prestigiaram a abertura da festa, como Alexandre Manzoni Grassi, Diretor do Departamento de Extensão Rural da CATI.

Gustavo Martinelli comentou sobre sentimento de Jundiaí proporcionar à população a 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos. “A festa é a paixão de Jundiaí. O coração bate forte neste momento. É mais do que uma festa, é um cartão postal que divulgou nossa cidade para todo o mundo”; destacou o chefe do executivo.
Alexandre Manzoni Grassi, Diretor do Departamento de Extensão Rural da CATI, reforçou a importância da agricultura paulista. “Uma feira deste porte só mostra a grandeza da agricultura do Estado e a importância da Região de Jundiaí como produtor de frutas”; finalizou Alexandre.

O vice-prefeito de Jundiaí, Ricardo Benassi, que é filho de agricultor comentou sobre a importância da Festa da Uva para os trabalhadores rurais e entidades. “Muitas entidades as vezes passam o ano com a arrecadação da festa. Eu como filho de agricultor tenho muito orgulho de participar do evento que existe há mais de 90 anos”; concluiu Ricardo.
Também prestigiaram a abertura do evento o vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de Jundiaí, Edicarlos Vieira, que representou o Poder Legislativo municipal, a presidente do Funss, (Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí), Ellen Camila Martinelli, Ana Paula Benassi, os vereadores reeeleitos Quézia de Lucca e Cristiano Lopes, o secretário de Desenvolvimento econômico de Jundiaí, Humberto Cereser, entre outros.
Cereser

Cristiano Lopes

Quézia de Lucca

CONFIRA AS FOTOS DA CERIMÔNIA DE ABERTURA (da Comunicação da Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhadas da Corte da Uva, as autoridades conheceram um pouco mais da história dos imigrantes italianos que chegaram à cidade no final do século XIX e trouxeram a tradição do cultivo da uva e produção do vinho.
A Gestora Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, destacou que a Festa da Uva é uma política pública instituída de fomento ao turismo e ao agronegócio da cidade. “Sabemos que durante os dias de evento recebemos turistas de todo os lugares e isso movimenta toda a cadeia produtiva do turismo. Desta forma a gente valoriza nossa uva, nosso agronegócio e incentivamos a comercialização dos produtos locais”; finalizou Marcela Moro.
A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos segue por quatro finais de semanas, nos dias 24, 25, 26 e 31 de janeiro e 01, 02, 07, 08, 09, 14, 15 e 16 de fevereiro.
O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n – Anhangabaú, e os horários de funcionamento durante a Festa são: às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h.
A entrada é gratuita, com a sugestão voluntária de doação de alimento não perecível para destinação ao Fundo Social de Solidariedade.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ/Jornal Torpedo